Marcadores

Santos (15) jantar (12) almoço (11) delivery (6) frutos do mar (4) boteco (3) carne (3) histórias (3) pizza (3) São Paulo (2) amigos (2) bom e barato (2) comida caseira (2) japonês (2) arabe (1) artigo (1) café (1) chopp (1) furada (1) italiano (1) notícia (1) quilo (1) turismo (1)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quem gosta do que? Cultura de comer bem.

Santos está mudando. Certamente não só Santos, mas aqui a mudança está sendo muito forte.

Até bem pouco tempo atrás, a referência de se comer bem na cidade era de um prato “BEM SERVIDO”.

Verdade que mesmo aqueles que procuram bons produtos, bem elaborados e bem servidos (quanto ao atendimento), ainda tem muito profunda essa referência.

Prato típico da cidade foi, e em muitos lugares ainda é, aquela travessa ENORME, com uma montanha de arroz, ladeada por outra montanha de batatas fritas, decoradas por algumas folhas de alface e outras figurações, ao lado de uma segunda travessa ENORME com vários filés a milanesa, de preferência gratinados, mais alguma coisa....
Troque o filé a milanesa, por frango, por peixes, etc... Ponha no “alguma coisa”, legumes, ou cremes, ou sei lá... qualquer bugiganga que geralmente servia para ser só a diferença do nome do prato no cardápio.
Pronto, teríamos o típico prato da gastronomia santista.

Quem é santista, ou mora em Santos, certamente já viu muito desses pratos e ainda os vê nos almoços de domingo, nos jantares com amigos, etc...

Claro que não se pode esquecer a pizza. Aliás muito engraçado, e também mais uma característica típica da cultura gastronômica da cidade é que os cardápios de pizza tenham centenas de opções, geralmente fazendo combinações malucas e/ou aleatórias dos sempre mesmos ingredientes.
Não podemos esquecer também (e não esqueceríamos), que se tanto os pratos, quanto as pizzas vierem ocultos embaixo de massas enormes de Catupiry (isso quando não são pastas de algum tipo de agente “engrossante” aromatizado de queijo... hehehe), aí então é que o santista típico adora. Claro que de preferência GRATINADO!

Que não fiquem chateados leitores de outras cidades. Se assim também foi ou é na sua cidade, sinta-se compartilhando a típica cultura gastronômica santista. Seja bem vindo.

Felizmente, sem que isto tenha acabado, ou mesmo esteja longe de acabar, Santos já tem muito bons lugares, que oferecem alternativas, opções e principalmente, boa qualidade.

Já temos lugares com aquele jeitinho de bistrô, ainda que com comida italiana como referência. Lugares também com esse jeitinho de bistrô com bons vinhos. Temos restaurantes com aquelas típicas características de metrópole que servem boa comida contemporânea e com ares mediterrâneos. Já temos casa de carnes servindo carne de boa qualidade e como ela deve ser preparada. Pena que na linha dos frutos do mar, justamente estes, Santos tem tão poucos bons lugares. Já na pizzas se pode dizer que temos uns 3 ou 4 realmente bons.

Enfim, em termos de oferta estamos melhorando mesmo.

Agora falta melhorar em termos de público.

Clientes mais capazes de avaliar o que realmente é bom, que saibam o que é servir bem e corretamente, e que saibam o que e como pedir, certamente farão o mercado ser cada dia melhor.

Aí então poderemos dizer que a cultura gastronômica da cidade é de boa oferta e para quem sabe o que, e como comer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É aqui que Vc é mais importante!
Se VC não postar com identificação de conta, por favor, assine o post. É legal saber seu nome.
Obrigado por comentar.