Marcadores

Santos (15) jantar (12) almoço (11) delivery (6) frutos do mar (4) boteco (3) carne (3) histórias (3) pizza (3) São Paulo (2) amigos (2) bom e barato (2) comida caseira (2) japonês (2) arabe (1) artigo (1) café (1) chopp (1) furada (1) italiano (1) notícia (1) quilo (1) turismo (1)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vista ao Mar

Av. Bartolomeu de Gusmão,
Boqueirao, Santos - SP
Fone: (13) 3271-9494


Antigo e tradicional. Aberto em 1972.
Antigo em um conceito absolutamente ultrapassado de cozinha.
Pior que ultrapassado no conceito, servindo muito mal, mesmo dentro deste conceito.
O Vista ao Mar ainda acredita que volume é sinonimo de boa comida.
O prato mais famoso da casa, a Paella, que se bem feita é um dos grandes símbolos da gastronomia mundial, é muito mal preparado.
A Paella, aos olhos, chega mesmo a ser impressionante.
Uma cascata de camarões deixa qualquer um impressionado.
Porém, para por aí.
Muito provavelmente os frutos do mar, principalmente os usados no arroz, devem ser congelados. Veem duros e com gosto de coisa velha. Acredito que açafrão passe muito longe dali. O amarelo do arroz, se muito é de curcuma (o chamado açafrão brasileiro). O tempero em si deixa bastante a desejar. Os camarões são cozidos no ponto errado e é muito difícil soltar as casacas da carne. A situação é tão patente que os garçons trazem até a lavanda para a mesa, porque só dá para descascar os camarões com a mão. Quem tenta fazê-lo com garfo e faca, acaba pagando aquele mico de deixar algo, "sair voando" do prato. As lagostas, bem pequenas, certamente são congeladas e vem duras e secas, quase sem sabor.
Vixe... tô pegando pesado. Porém, é o que se constata. Há muito não ia lá.
Estive um dia desses para um almoço à trabalho, e não esperava que fosse diferente. Apenas constatei que continua exatamente a mesma coisa do que a cinco, oito ou dez anos atrás. As outras vezes que fui na casa, e já era desse mesmo jeito..
Um das pessoas com quem estava, é amigo do dono, e este mandou um prato de polvo apertivo, de cortesia.
Reconheço, este estava excelente. A textura no ponto exato, temperado no ponto certo. Muito bom.
Além da Paella e do polvo, comemos também, Camarão à Grega.
Também deixou demais a desejar.
Os camarões, muitos, estavam insosos. O arroz a grega, também sem graça, parecia uma gororoba de tão cozido além do ponto. Ao contrário da maioria dos lugares, os camarões e o queijo a milanesa vieram separados. Os pedaços de queijo, não deu para comer. Deixei de lado.
Porém, o pior de tudo mesmo são os preços. R$ 150,00 pelos camarões e R$ 690,00 pela Paella.
Por quantias como estas, é possível comer-se muito bem e muito melhor, nos melhores restaurantes espanhois de São Paulo.
Mas, o que mais me impressiona mesmo, é como um lugar que serve comida tão ruim, cosnegue manter tanta clientela. Triste constatar a incapacidade de paladar de quem se deixa influenciar por volume e "tradição".

Não recomendo.

Um comentário:

  1. Almocei uma vez no Vista ao Mar para nunca mais voltar. Faz uns 10 anos e foi bom o alerta de que continua a mesma coisa...
    O prato foi somente razoável, mas teve preço de restaurante estrelado. Ficou aquela sensação de que poderia ter aproveitado muito melhor o dinheiro investido.
    Mas o mais marcante foram os avisos que haviam no cardápio: "não trabalhamos com cartões" e para completar: "só aceitamos cheques da baixada"!!
    Bom, considerando que boa parte dos que caem nessa arapuca são turistas, imagino que eles carreguem maços de dinheiro nos bolsos... Ou que paguem lavando pratos! Felizmente ignoraram que meu cheque era de fora, senão estaria até hoje lavando pratos...
    Ao contrário de você, tenho a impressão de que eles não têm clientela, pois sempre vejo o restaurante vazio. Me impressiona como eles conseguem se manter!

    ResponderExcluir

É aqui que Vc é mais importante!
Se VC não postar com identificação de conta, por favor, assine o post. É legal saber seu nome.
Obrigado por comentar.