Marcadores

Santos (15) jantar (12) almoço (11) delivery (6) frutos do mar (4) boteco (3) carne (3) histórias (3) pizza (3) São Paulo (2) amigos (2) bom e barato (2) comida caseira (2) japonês (2) arabe (1) artigo (1) café (1) chopp (1) furada (1) italiano (1) notícia (1) quilo (1) turismo (1)

domingo, 22 de agosto de 2010

Beduino

Beduino
Loja 1
Av. Marechal Floriano Peixto nº 78,
Gonzaga, Santos, SP, CEP 11060-300
Fone (13) 2384-1207
Loja 2
Av. Ana Costa nº 466 (fechado para reforma)
Gonzaga, Santos, SP, CEP 11060-002
Fone (13) 3289-6095
Loja 3
Shopping Miramar – Praça de alimentação,

Av. Floriano Peixoto nº 44,
 Gonzaga, Santos – SP CEP 11060-091
Fone (13) 3284-8916


Muito difícil um santista que não conheça e que não tenha comido no Beduíno.
Bem, pensando melhor, ao menos quem tem mais de trinta anos.
Afinal, a história do Beduíno começa em 1961. Não vou contá-la, mas sugiro que dêem uma olhada no site. Lá tem tudo sobre esses quase 50 anos dando muita coisa boa e muito prazer aos santistas.

Hoje o Beduíno tem a lanchonete de rua na Floriano Peixoto, o restaurante no Shopping Miramar e aqui, neste blog ainda recém nascido, dá-se a notícia que teremos em breve o restaurante de rua do Beduíno, na Av. Ana Costa.

Kafta no espeto - arroz marroquinho


Dia desse um amigo me perguntou se eu só iria “bajular” os lugares sobre os quais comento no blog. Caramba, o blog ainda é muito novo e afinal, nos primeiros posts, claro que vou falar mais e melhor dos lugares que gosto e que, portanto elogio. Mas fico esperando sugestões de lugares para comentar e tenham certeza, que se tiver que criticar negativamente farei.

Voltando ao Beduíno... Difícil falar mal.
Da lanchonete, bem verdade que hoje não se podendo fugir muito da realidade de mercado, está mais simples em termos de ofertas de produtos. Até mesmo porque os pratos mais típicos árabes se firmam bem melhor no restaurante.

Quem me conhece sabe que NÃO GOSTO de comida por quilo e sempre destaco minhas raras exceções.

Sempre, a primeira exceção destacada é o Beduíno.
É o lugar onde se pode CONSTATAR que é realmente possível fazer e servir coisas muito boas, também no buffet por quilo. O Beduíno é a prova disso.
Se os outros não o fazem, ou é por incompetência, ou por imposição da realidade de mercado, quanto ao custo.

No Beduíno, só produtos de primeira linha, muito bem preparados, em receitas especiais e singulares, com sabor distinto, único e especial, para cada preparação (fugindo por completo do paradigma do quilo, tudo com mesmo tempero e gosto).

Babaganuche - tabule - coalhada seca - kibe cru - homus

Delicia os típicos pratos frios árabes, homus, babaganuche, coalhada seca, kibe cru, etc...

Charuto de repolho - kibe assado - abobrinha recheada - arroz com lentilha - charuto de uva

Os típicos quentes, idem, charuto, de repolho e uva, kibe, kafta, arroz marroquino, de lentilhas (esse o mjadra, servido de forma particular e especial para os clientes mais próximos), etc...

Decliciosas saladas e entradas
Mas, sensacionais mesmo são as criações e pratos que só tem lá.

A abobrinha em rolinhos, recheada de ricota temperada e azeitona verde, a batatinha com bacalhau, as quiches de roquefort com pêra e a de shitaque, as diversas e incríveis formas de berinjela, como a maçarico, com nozes, grelhada, etc..., o atum ao poivre (único), a esfiha de zatar, de verdura...
Excelentes também as várias galantines, as saladas, etc...

Nossa, tô salivando!!!
Incrível beringela maçarico



No entanto, o melhor mesmo do Beduíno, o que faz a verdadeira diferença, são as pessoas.
Não fosse a energia, a dedicação, o prazer de fazer o que faz do Elias, que foram passados aos filhos Vivian e Paulo, no sangue, certamente o Beduíno não seria o que é.

O Elias, sempre muito bem humorado, dedicado ao que faz e em especial em receber com alegria e atenção os fregueses, dos quais muitos se tornaram clientes, habituês mesmo. Aliás, o Elias recebe a todos, mais do que só com atenção, recebe é com muito carinho, com prazer de tê-los no Beduíno como se estivesse recebendo amigos em casa.

A Vivian e o Paulo, da mesma forma. Eles são de uma simpatia única.

Adoro ir lá e ficar batendo papo. Claro que na maioria das vezes é sobre comida... hehehe.

Enfim, seja para quem já conhece, seja para os que ainda vão conhecer, mas, na certa, para quem gosta de boa comida, o Beduíno é uma das melhores opções da cidade.

Não deixe de ir.

4 comentários:

  1. Bom demais o Beduíno...tradição, excelente comida e atendimento sem igual..abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo só tem uma falha: esqueceu de uma filha do Sr. Elias... EU, a filha caçula! rs
    Aliás, costumamos dizer que o meu pai tem, na verdade, 4 filhos: o Beduino (mais velho, mais paparicado e preferido), a Vivian, o Paulo e eu, Lila.
    Quando o autor diz que o Elias recebe os clientes como se estivesse recebendo amigos em casa, não exagera. Na verdade, o Beduino é a sua casa... se seus clientes são mesmo grandes amigos... seus funcionários são seus "parentes por afinidade"!
    Não tenho a menor dúvida de que o maior amor do meu pai e sua maior motivação é o Beduino. Tudo aquilo que meu pai faz no restaurante traz maior alegria e satisfação para ele próprio do que para quem recebe seus agrados. E essa é, com certeza, a receita do seu sucesso: ele AMA o que faz!
    E o reconhecimento do seu trabalho (como nesse artigo) o enche de emoção! E nós (eu e meus irmãos), como filhos e aprendizes do Sr. Elias, ficamos cada vez mais orgulhosos!
    Agradeço, em meu nome, de meus irmãos e do meu pai as palavras e elogios do artigo! E, também, agradeço em nome dos nossos funcionários, que são responsáveis, junto conosco, pelo nosso sucesso... e aos quais estendemos todos os elogios recebidos!

    Lilian Muniz Bakhos

    ResponderExcluir
  3. Lilian,

    Estou sem jeito.
    Sem dúvida me esqueci de VC.
    A falha fica maior ainda quando se trata de ter esquecido de uma colega.
    Porém, de certa forma até que foi muito boa minha falha.
    Criou a oportunidade de que mais coisas importantes sobre o Beduino, principalmente sobre o Elias, fossem ditas.
    Mancada também ter esquecido de comentar que o serviço é exemplar e absolutamente eficiente.
    Fico muito feliz com a participação de VCs comentando no meu blog.

    Ranieri.

    ResponderExcluir

É aqui que Vc é mais importante!
Se VC não postar com identificação de conta, por favor, assine o post. É legal saber seu nome.
Obrigado por comentar.