Boqueirao, Santos - SP
Fone: (13) 3271-9494
Antigo e tradicional. Aberto em 1972.
Antigo em um conceito absolutamente ultrapassado de cozinha.
Pior que ultrapassado no conceito, servindo muito mal, mesmo dentro deste conceito.
O Vista ao Mar ainda acredita que volume é sinonimo de boa comida.
O prato mais famoso da casa, a Paella, que se bem feita é um dos grandes símbolos da gastronomia mundial, é muito mal preparado.
A Paella, aos olhos, chega mesmo a ser impressionante.Uma cascata de camarões deixa qualquer um impressionado.
Porém, para por aí.
Muito provavelmente os frutos do mar, principalmente os usados no arroz, devem ser congelados. Veem duros e com gosto de coisa velha. Acredito que açafrão passe muito longe dali. O amarelo do arroz, se muito é de curcuma (o chamado açafrão brasileiro). O tempero em si deixa bastante a desejar. Os camarões são cozidos no ponto errado e é muito difícil soltar as casacas da carne. A situação é tão patente que os garçons trazem até a lavanda para a mesa, porque só dá para descascar os camarões com a mão. Quem tenta fazê-lo com garfo e faca, acaba pagando aquele mico de deixar algo, "sair voando" do prato. As lagostas, bem pequenas, certamente são congeladas e vem duras e secas, quase sem sabor.
Vixe... tô pegando pesado. Porém, é o que se constata. Há muito não ia lá.
Estive um dia desses para um almoço à trabalho, e não esperava que fosse diferente. Apenas constatei que continua exatamente a mesma coisa do que a cinco, oito ou dez anos atrás. As outras vezes que fui na casa, e já era desse mesmo jeito..
Um das pessoas com quem estava, é amigo do dono, e este mandou um prato de polvo apertivo, de cortesia.
Reconheço, este estava excelente. A textura no ponto exato, temperado no ponto certo. Muito bom.
Além da Paella e do polvo, comemos também, Camarão à Grega.
Também deixou demais a desejar.
Os camarões, muitos, estavam insosos. O arroz a grega, também sem graça, parecia uma gororoba de tão cozido além do ponto. Ao contrário da maioria dos lugares, os camarões e o queijo a milanesa vieram separados. Os pedaços de queijo, não deu para comer. Deixei de lado.
Porém, o pior de tudo mesmo são os preços. R$ 150,00 pelos camarões e R$ 690,00 pela Paella.
Por quantias como estas, é possível comer-se muito bem e muito melhor, nos melhores restaurantes espanhois de São Paulo.
Mas, o que mais me impressiona mesmo, é como um lugar que serve comida tão ruim, cosnegue manter tanta clientela. Triste constatar a incapacidade de paladar de quem se deixa influenciar por volume e "tradição".
Não recomendo.







