Marcadores

Santos (15) jantar (12) almoço (11) delivery (6) frutos do mar (4) boteco (3) carne (3) histórias (3) pizza (3) São Paulo (2) amigos (2) bom e barato (2) comida caseira (2) japonês (2) arabe (1) artigo (1) café (1) chopp (1) furada (1) italiano (1) notícia (1) quilo (1) turismo (1)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Morre o chef Paulo Martins, grande ícone da cozinha e cultura brasileira.

Paulo Martins
Morre em Belém o chef  Paulo Martins, considerado o embaixador da cozinha da Amazônia
(Da Redação do UOL 09/09/2010 - 21h35)

Morreu na madrugada desta quarta-feira (9), vítima de diabetes, o chef Paulo Martins, do restaurante Lá em Casa, em Belém.

Considerado o embaixador da gastronomia brasileira, Paulo Martins foi um dos primeiros chefs a difundir os ingredientes e a culinária da Amazônia pelo Brasil e pelo mundo.

Desde 1999 ele organizava o festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense, que recebia, além de profissionais ligados à alimentação, grandes nomes da cozinha nacional e internacional.

Em 2008, Paulo Martins recebeu a visita dos chefs espanhóis Ferran Adrià e Juan Mari Arzak -que estavam de passagem pelo Brasil- a quem apresentou os frutos da terra e a culinária paraense.

O chef era o único brasileiro a fazer parte dos Top Green Chefs, lista da entidade Live Earth que indica 15 profissionais que lutam pelo desenvolvimento sustentável, ao lado de nomes como o inglês Jamie Oliver e a americana Alice Waters.

Arquiteto de formação, Martins começou cozinhando no restaurante da família e exerceu as duas funções até o final da década de 70, quando decidiu dedicar-se totalmente à cozinha.

Paulo Martins teve seu quadro de diabetes agravado em 2008, depois de uma cirurgia na coluna. Desde então o restaurante vinha sendo comandado por suas filhas, Joana e Daniela. e a esposa, Tânia Martins.

NOTA DO BLOG - Tive o prazer e honra de receber aula do chef Paulo Martins em 2007. Um homem que mostrava sua paixão pela cozinha, pelo Brasil e o significado de se conhecer e saber o que temos de bom e o que isto representa. Sem dúvida ele deixou sua contribuição para nossa cultura, na cozinha, mas mesas, nas lembranças de seus clientes e muito além.

Um comentário:

  1. Ranieri,
    Lamentamos saber através de seu blog da morte do chef Paulo Martins.
    Não o conhecemos pessoalmente, mas tivemos a oportunidade de almoçar em seu restaurante Lá em Casa na Estação das Docas em Belém no ano passado.
    Temos certeza que ele foi um dos grandes responsáveis pela culinária de Belém ser tão extraordinária como é. Ficamos maravilhados com a gastronomia e com a cidade.
    Mais alguns comentários de nosso tour em Belém em nosso blog: http://mecasantista.blogspot.com/2009/04/belempa.html
    Abraços,
    Eduardo e Helena

    ResponderExcluir

É aqui que Vc é mais importante!
Se VC não postar com identificação de conta, por favor, assine o post. É legal saber seu nome.
Obrigado por comentar.